FUNCERN promove reunião do Conselho Curador e a Assembleia Geral dos Instituidores.

conselho_curador_2020

A gestão da FUNCERN realizou nesta terça-feira (12), na sala de atos da Reitoria do IFRN, a 23ª Reunião Ordinária do Conselho Curador da Fundação de Apoio e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN, com a presença de representantes da fundação, membros do Conselho Curador e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Em conformidade com o estatuto da fundação, o atual Presidente da Assembleia Geral dos Instituidores, Antônio Thiago Gadelha Simas Neto, iniciou a reunião empossando José Arnóbio de Araújo Filho, Reitor do IFRN, como Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio do Instituto Federal. De semelhante modo, Dante Henrique Moura, Pró-Reitor de Ensino; Denise Cristina Momo, Pró-Reitora de Extensão; e Avelino Neto, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, foram nomeados membros natos do Conselho.

Participaram igualmente da reunião os demais representantes: Antônio Thiago Gadelha Simas Neto (SAM´S); Geraldo Figueiredo da Silva (BRASINOX), Lilian Alves de Araújo (PETROBRAS) e Roberto Coelho da Silva (FECOERN), assim como os representantes da FUNCERN, Jairo José dos Santos, Superintendente; Francisco Dimitrov de Melo, Gerente Administrativo e Financeiro; Erivan Sales do Amaral, Gerente de Projetos; Emerson José Alves, Coordenador de Projetos; Teotônio Roque, Coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing; Kleiton Protásio, Assessor Jurídico; e, Bruno Gomes, Jornalista.

Na ocasião, Dimitrov Melo apresentou as contas da entidade, em conformidade com o último balanço geral, relativo ao exercício de 2019, sendo aprovadas por unanimidade. Em seguida, os pronunciamentos dos professores Jairo Santos, Erivan Amaral, assim como, do assessor jurídico, Kleiton Protásio, evidenciaram a relevância da retomada das tratativas da instituição com o IFRN. O reitor do IFRN também reconheceu a importância de atuar em parceria. “Tomamos posse no dia 21 de dezembro e já identificamos entraves da gestão pro tempore. Coisas que deveriam ser finalizadas no final de 2020, mas estavam paralisadas, como um montante de 5 milhões, destinados a projetos do IFRN em parceria com a FUNCERN, que deixariam de chegar para alunos e pesquisadores através de incentivos, de bolsas. Projetos como o da “Caneta de Plasma”, desenvolvido pelo Laboratório do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica do IFRN (NAVI), destinados a revolucionar o atendimento odontológico para todo o país, quiçá para o mundo, poderiam ter sido fragilizados”, citou o professor José Arnóbio de Araújo Filho.

Como deliberação do Conselho na presente data, foi homologada resolução ad referendum, editada pelo Professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, o então Reitor do IFRN, o qual prorrogou o mandato da atual gestão da FUNCERN até o dia 31 de maio de 2021.

Ao término da reunião com o Conselho Curador, o Superintendente da Fundação, Jairo Santos, realizou a Assembleia Geral, com a presença dos instituidores e do reitor do IFRN, com a finalidade de deliberar assuntos internos.

Ao final, os representantes reconheceram a importância da retomada das atividades. “A Fundação é uma das estruturas mais importantes do Rio Grande do Norte, não só no desenvolvimento da educação, mas no desenvolvimento social, econômico e político. E nós acreditamos que a retomada dessa normalidade vai trazer a possibilidade de desenvolver projetos e ações importantes para toda a sociedade”, afirmou o membro do conselho, Roberto da Silva.

“A reunião foi muito esclarecedora no primeiro momento. Conseguimos mostrar às pessoas que compõe esse conselho a importância de você ter pessoas que dialogam com a fundação, porque ela está imbricada com o IFRN. É importante entender que a fundação e o IFRN são fundamentais para a sociedade”, ratificou o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho.