FUNCERN realiza 27º Reunião Ordinária do Conselho Curador

53744062413_71c7eab63f_k.jpg

A reunião foi marcada pela aprovação das contas referentes ao exercício de 2023

Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, aconteceu a 27º Reunião Ordinária do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN), na Sala de Atos da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com a presença da gestão executiva da fundação, membros do conselho, coordenadores da FUNCERN, e outros trabalhadores e trabalhadoras da fundação.

Após a fala da Presidenta do Conselho Curador, Nadja Maria de Lima Costa, houve pronunciamento do professor José Arnóbio de Araújo Filho, Reitor do IFRN e da gestão executiva da Fundação de Apoio ao IFRN — FUNCERN, formada por Francisco Pontes — Superintendente Temporário, Ailton Júnior — Gerente Administrativo e Financeiro Temporário e Tânia Costa — Gerente de Projetos Temporária. No encontro, foram apresentados e aprovados o Balanço Geral da Fundação referente ao exercício de 2023, além de resultados socioeconômicos, significativos para a comunidade potiguar.

Em seguida, Bruno Gomes, coordenador de comunicação e marketing, apresentou um detalhado resumo do Relatório Anual, destacando informações sobre a gestão, desempenho e atividades desenvolvidas ao longo do exercício de 2023. Gomes enfatizou o impacto social positivo gerado pelas ações da instituição, beneficiando um amplo número de pessoas e fortalecendo diversas comunidades. Entre os principais números apresentados, destacam-se:

  • 121 funcionários com carteira assinada;
  • 239 pessoas físicas prestadoras de serviços;
  • 1.252 bolsistas, incluindo professores, servidores técnico-administrativos e alunos.

Ao todo, a instituição alcançou 1.612 pessoas ao longo do ano, promovendo inclusão social e gerando oportunidades de trabalho e aprendizado. Além disso, houve contratos firmados com 326 pessoas jurídicas, o que contribuiu significativamente para a distribuição de renda e proporcionou dignidade a inúmeras famílias. Também apresentou importantes projetos realizados em parceria com organizações como o SEBRAE, o Governo do Rio Grande do Norte e empresas do setor de mineração, como Alpha e Borborema. Na área de concursos e processos seletivos, as ações do Núcleo de Concursos da FUNCERN impactaram mais de 180 mil pessoas em 2023. A apresentação de Bruno Gomes reforçou o compromisso da instituição em promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, destacando o impacto positivo de suas ações e a importância das parcerias estratégicas na realização desses objetivos.

Na reunião também estiveram presentes Samira Fernandes Delgado — Pró-reitora de Extensão do IFRN e membro do Conselho, Eduardo Janser de Azevedo Dantas — representante da Pró-Reitoria de Administração do IFRN e membro do Conselho, Marla Sarmento de Oliveira — representante da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN membro do Conselho, Alessandro de Lima Nobrega — representante da Pró-Reitoria de Ensino do IFRN e membro do Conselho, Alanderson Maxson Ferreira do Nascimento — representante do Conselho Superior do IFRN e membro do Conselho e Emerson Vital de Araújo — Representante da Petrobrás, além de outros representantes do Instituto Federal de Educação e de sua Fundação de apoio, a FUNCERN.

DIÁLOGO MAIS PRÓXIMO E TRANSPARÊNCIA

Ao final do evento, a Presidenta do Conselho Curador da FUNCERN, Nadja Costa destacou o papel do diálogo mais próximo com as instituições parceiras, além da avaliação da reunião. "Isso demonstra também uma possibilidade de transparência, de controle social com o dinheiro público, com os recursos e abertura mesmo das portas da FUNCERN para comunicar o que ela faz para a sociedade como um todo”, pontuou.

Arnóbio de Araújo, reitor do IFRN, enfatizou a importância da transparência na gestão institucional nos próximos anos. "Mostrar a nossa comunidade o quanto a fundação vem crescendo e dar necessidade, dar mais transparência aos números, dar mais possibilidade da gente discutir temas importantes, inclusive de modernização da instituição, uma das metas que tínhamos programado para essa nova gestão, porque realmente precisamos aprimorar o processo”, afirmou.