FUNCERN realiza visita técnica às instalações do projeto Bananicultura em Ipanguaçu (RN)

PHOTO-2026-03-17-20-56-39

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) realizou, na última terça-feira (17), uma visita técnica às instalações do projeto Bananicultura, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Banco do Nordeste (BNB). O encontro ocorreu no IFRN – Campus Ipanguaçu e teve como objetivo acompanhar o andamento do projeto.

Representaram a FUNCERN a gerente de Projetos, Isabel Dantas; o coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing, Bruno Gomes; e a analista de Projetos, Marlyne Ayane. Também participaram da visita o gerente da Central de Suporte a Convênios, Renato de Almeida Fernandes, e o gerente de Produtos, Sérgio Guimarães, ambos do BNB; além dos representantes do IFRN, os professores Joseph Jonathan Dantas de Oliveira, vice-coordenador do projeto, e Júlio Soares. Servidores da Fazenda Escola do Campus Ipanguaçu e alunos bolsistas também estiveram presentes.

Com apoio técnico e estrutural do IFRN – Campus Ipanguaçu, o projeto Bananicultura promove o uso de tecnologias sustentáveis para o cultivo da banana na região do Vale do Açu-RN, por meio do incentivo à aplicação de práticas agroecológicas. Entre elas, destaca-se a utilização da fertirrigação (técnica de adubação que combina fertilizantes e água), proveniente de efluente doméstico tratado, além do manejo adequado da irrigação.

De acordo com o coordenador e professor do IFRN, Geraldo Júnior, a ação teve início após a aprovação em edital do Banco do Nordeste voltado para iniciativas na área de fruticultura. Atualmente, o projeto ultrapassa as barreiras do ambiente acadêmico e atua junto aos produtores rurais da região, oferecendo acompanhamento e assessoramento técnico.

Para isso, foi realizado um diagnóstico situacional da atividade de 20 agricultores contemplados pela seleção. Posteriormente, foram feitas coletas de amostras de solo para análise laboratorial, além da verificação da qualidade da água utilizada na irrigação.

Desde então, o Bananicultura tem alcançado resultados promissores, como a implantação de uma Unidade Técnica Demonstrativa (UTD), onde é realizada a produção de banana com reutilização de água, viabilizada pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Campus. O espaço permite apresentar, na prática, tecnologias produtivas aos agricultores. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a comunidade e com soluções adaptadas à realidade do semiárido”, explicou o vice-coordenador, Joseph de Oliveira.

A visita

A atividade teve duração de um dia. No turno da manhã, Joseph apresentou as metas cumpridas e os obstáculos relacionados ao andamento do projeto. Segundo ele, a iniciativa é construída de forma coletiva dentro do Campus, por meio de uma equipe formada por docentes e voluntários vinculados ao Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-IP), bolsistas, técnicos administrativos e estagiários. “Essa integração tem sido fundamental para garantir a qualidade técnica e a efetividade das ações desenvolvidas”, destacou.

Em seguida, representantes da FUNCERN e do BNB visitaram laboratórios para conhecer os equipamentos adquiridos por meio do projeto, que já estão em uso.

À tarde, os participantes conheceram a unidade de produção do agricultor Joaci de Oliveira, representante dos 20 produtores rurais vinculados ao projeto no Vale do Açu, localizada próxima ao IFRN – Campus Ipanguaçu.

No local, estão sendo desenvolvidas ações relacionadas à iniciativa, como reutilização da água no processo de irrigação, plantio sustentável, manejo integrado de pragas e aumento da eficiência da produção agrícola.

Parceria estratégica para benefício da sociedade

Joaci de Oliveira reforçou a importância do projeto em sua rotina de produção: “A equipe nos ajuda muito em termos de orientação e organização, além do manejo e controle da plantação. Como somos independentes, não contamos, por exemplo, com o suporte de fornecedores. Hoje, já tivemos um crescimento na produção, então está bem melhor. Sou muito grato”.

De acordo com o gerente da Central de Suporte a Convênios do Banco do Nordeste, esta não é a única ação voltada à valorização de iniciativas na área. Há 50 anos, foi criado o mecanismo atualmente denominado Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).

O objetivo é desenvolver técnicas voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas por meio de recursos reembolsáveis ou não reembolsáveis — como no caso do Bananicultura —, contribuindo para iniciativas de impacto social.

“O Banco entende que projetos como este, que envolvem a melhoria do cultivo da banana na região, são relevantes. Ficamos muito satisfeitos em acompanhar, na prática, sua implementação e esperamos que gere cada vez mais resultados — tanto na produção agrícola quanto na disseminação de conhecimento para outros produtores locais”, afirmou Renato.

“Esse projeto tem grande valor para o Vale do Açu, pois, ao aliar inovação, sustentabilidade e fortalecimento da agricultura familiar, reforça o papel do IFRN como instituição comprometida com o desenvolvimento regional”, completou o vice-coordenador, Joseph de Oliveira.

A gerente de Projetos da FUNCERN, Isabel Dantas, destacou a participação da comunidade acadêmica — incluindo professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação — e, sobretudo, da comunidade local.

“É um projeto de grande impacto, pois amplia oportunidades para pequenos agricultores, torna o trabalho mais eficiente e contribui para a economia da região. Nós, da FUNCERN, celebramos essa parceria com o Instituto Federal e o Banco do Nordeste”, finalizou.

Atualmente, a equipe tem focado no fortalecimento do contato direto com os produtores rurais por meio de aulas de campo. A próxima atividade está prevista para agosto, e o projeto deve seguir em execução até o final deste ano.