FUNCERN reforça comprometimento com o desenvolvimento cultural em Natal
A Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN) participou, na última sexta-feira (5), da mesa de abertura do lançamento dos projetos Preserva Audiovisual Potiguar e Festival de Artes Integradas, e a reabertura da Cinemateca Potiguar no pátio do IFRN Campus Natal - Centro Histórico. A Fundação destacou sua missão de ser a ponte entre a instituição de ensino e a sociedade, e as parcerias que fortalecem a cultura potiguar.
O encontro contou com a presença de Laís Ariane Correia — coordenadora de gestão de projetos da FUNCERN, Brisa Bracchi — vereadora de Natal, Mary Land Brito — secretária extraordinária de cultura do estado, Paulo Guilherme Muniz — dos cursos de Multimídia e Produção Cultural do campus e João Francisco Simões — diretor-geral substituto do campus, além da participação de bolsistas e alunos dos projetos.
Laís Ariane Correia, coordenadora de gestão de projetos da FUNCERN, ressaltou a importância da fundação para viabilizar projetos culturais e educacionais. “E para quem não conhece a FUNCERN, somos a ponte. Nós somos a ponte entre o IFRN e a sociedade, uma ponte administrativa, uma ponte de gestão de recursos. Nós somos a instituição que permite que a vereadora Brisa, por exemplo, possa injetar recursos na Cinemateca, porque de outra forma ela não poderia injetar recursos municipais, dentro de uma instituição federal", afirmou Laís.
Ela também enfatizou a abrangência da atuação da FUNCERN, que apoia não apenas o IFRN, mas outras oito instituições, graças ao trabalho conjunto com professores e parceiros dedicados. “Continue contando conosco, a FUNCERN, a FUNCARTE, Mary Land Brito, a nossa secretária extraordinária de Cultura, vereadora Brisa, que possamos cada vez mais fortalecer essa parceria em prol de uma cultura. Porque não há educação transformadora que não passa pela arte, em todas as suas linguagens, em todas as suas expressões.”
A vereadora Brisa Bracchi (PT) destacou a relevância das emendas parlamentares que viabilizam projetos culturais importantes para Natal. “É uma alegria hoje estar na inauguração, num momento importante de mais duas emendas, duas parcerias que o nosso mandato tem junto ao IFRN e, óbvio, junto a FUNCERN também, que é essa grande parceira que viabiliza projetos tão importantes para a gente fortalecer a cultura aqui do nosso município", disse Brisa.
Ela mencionou o impacto positivo do Festival de Artes Integradas e a transformação do ambiente ao redor do campus, com o mural artístico que substituiu um antigo ponto de descarte de lixo. “Nessa semana, a gente teve o Festival de Artes Integradas, trazendo várias linguagens artísticas para o IFRN Natal – Centro Histórico, e com o mural belíssimo que foi pintado em frente ao campus, que também serve de uma requalificação.”
O professor Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da Cruz, dos cursos de Multimídia e Produção Cultural do IFRN/Centro Histórico, explicou a importância do projeto Preserva Audiovisual Potiguar. “O projeto Preserva Audiovisual Potiguar é um projeto realizado por meio da emenda da vereadora Brisa. Esse projeto tem como atividades a realização de um documentário dos 10 anos da Cinemateca Potiguar e a produção de um livro, também contando essa história.”
Ele destacou o papel fundamental da FUNCERN no apoio e viabilização do projeto, que é essencial para preservar e promover o audiovisual potiguar. “A FUNCERN desde o início deu todo o apoio, tirou todas as dúvidas que a gente teve, então assim, eu considero um papel fundamental da Fundação para essas ações que a gente tem aqui do campus.”
A participação da FUNCERN na mesa de abertura dos projetos Preserva Audiovisual Potiguar e Festival de Artes Integradas, e na reabertura da Cinemateca Potiguar, reforça seu compromisso com a promoção da cultura e da educação. Com parcerias sólidas e apoio contínuo, a fundação continuará a ser um agente transformador, fortalecendo a cultura e proporcionando oportunidades para o desenvolvimento artístico e educativo em todo o Rio Grande do Norte.