FUNCERN se reúne com Fundações de Apoio do Nordeste
A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) se reuniu, na última segunda-feira (1), com Fundações de Apoio do Nordeste para discutir o papel estratégico das instituições no fortalecimento da inovação, captação de recursos e aprimoramento da gestão de projetos.
O encontro aconteceu em dois momentos: na sede da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) pela manhã, e no Auditório B do Metrópole Digital pela tarde, ambos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Pela FUNCERN, estiveram presentes: a superintendente, Tânia Costa; a gerente de Projetos, Isabel Dantas; o gerente Administrativo e Financeiro, Francisco Pontes; a coordenadora e a assessora de Relações Comerciais e Institucionais, Laís Correia e Neide Cristina; a coordenadora de Controle Interno e Prestação de Contas, Vanessa Fonseca; e a assessora jurídica, Hayanna Noronha.
Participaram da reunião também representantes das seguintes instituições: a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC); a Fundação Guimarães Duque (FGD); a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC); a Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do Instituto Federal do Ceará (FAIFCE); e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE).
O evento teve como objetivo viabilizar a discussão sobre a reforma tributária e os impactos para as Fundações do Nordeste, destacando a importância de uma mobilização coletiva e divulgação da temática. Pela manhã, cada um dos presentes teve a oportunidade de compartilhar experiências, obstáculos e medidas de planejamento estratégico para facilitar a adequação contábil à nova realidade.
Segundo a superintendente da FUNCERN, Tânia Costa, a Fundação tem investido cada vez mais em cursos de capacitação, incentivando a participação dos colaboradores em iniciativas que promovem à conscientização diante das novas mudanças. “Como fundação, precisamos estar cientes do nosso papel de apoio, acompanhamento e suporte para que a equipe possa responder com eficiência às necessidades das entidades apoiadas”, explicou.
Um exemplo disso é a presença em ações como o Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (Confies), frequentado assiduamente nos últimos cinco anos. Nessa edição, o evento foi prestigiado por Vanessa Fonseca e Hayanna Noronha, em Brasília-DF, em outubro.
Outras fundações citaram ainda métodos como formação de grupos de trabalhos, mapeamento de impactos e metas dos setores, revisão de contratos, treinamento especializado e padronização dos sistemas operacionais. Ao final da manhã, a FAPEX propôs um curso de capacitação organizado por uma consultoria jurídica e contábil no início do próximo semestre, a ser realizado em colaboração com as instituições interessadas para ampliação do conhecimento e potencialização de recursos.
Pela tarde, o Auditório do Metrópole Digital recebeu o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), José Marinho Paulo Junior; o procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU), Jezihel Pena Lima; e o coordenador de Contadores do Confies, Marcelo Gomes Meirelles. Na ocasião, os palestrantes debateram os seguintes temas: sustentabilidade financeira, desafios e perspectivas, e o papel das Fundações de Apoio na realização de projetos.