FUNCERN viabiliza parceria entre IFRN e universidade da China

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) participou na última sexta-feira, 29, da reunião entre representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e uma comitiva da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (ZISU), da China. A ação aconteceu na Reitoria do IFRN, em Natal, e teve como objetivo estabelecer um acordo de cooperação para firmar futuras parcerias entre as instituições.
O encontro contou com a participação do reitor do IFRN, José Arnóbio, e de gestores da instituição. Já a comitiva chinesa foi constituída pela representante do reitor de ZISU e diretora da Escola de Artes, Li Min; a vice-diretora de Pós-Graduação, Fan Xinyu; o vice-diretor da Escola de Educação, Wang Linpu; e a representante da Escola de Línguas e Culturas Europeias, Shen Lu, que atuou como intérprete na ocasião.
Representando a FUNCERN, estiveram presentes: a gerente de Projetos, Isabel Dantas; o gerente Administrativo e Financeiro, Francisco Pontes; a coordenadora de Relações Comerciais e Institucionais, Lais Correia; e a professora do nível 1 e monitora de todos os cursos de Mandarim — uma parceria entre a universidade de ZISU, o IFRN, a UFRN e a Fundação — Yolanda Dantas.
A reunião teve início com a apresentação de cada um dos presentes. Em seguida, foram exibidos os vídeos institucionais e aberto o diálogo para que os gestores pudessem sanar dúvidas de cada lado e debater ideias para futuras parcerias no âmbito de cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Para isso, as instituições buscam facilitar intercâmbios culturais e a mobilidade de estudantes e professores, oferecendo oportunidades nas áreas da pesquisa, ensino e extensão.
Segundo Li Min, os cursos da universidade de ZISU tem como objetivo contribuir para a sociedade, com enfoque em matérias voltadas para a área de humanas, como a educação. Ao perceber um aumento considerável no número de brasileiros interessados no idioma, ZISU pretende, através do ensino de línguas, abrir mais vagas, incentivando o fortalecimento da relação com o Brasil “já que, no futuro, esses alunos podem ser talentos importantes para a cultura e a economia da China”, explicou.
Essa é a segunda vez que o IFRN estabelece acordo com uma universidade da China. A primeira foi a Universidade Agrícola do país (CAU), através da Parceria Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, iniciada há dois anos. Contudo, José Arnóbio destacou a importância dessa nova colaboração, sobretudo para os cursos de licenciatura, mestrado e doutorado em Educação.
“Que essa parceria nos permita trabalhar também com tecnologia porque, pelo que vimos aqui, a universidade de ZISU está localizada em uma área de forte movimentação tecnológica e isso também é importante para nossa instituição,” acrescentou.
Antes de assinarem o termo de acordo diante dos participantes, o reitor do IFRN e a representante do reitor de ZISU trocaram presentes para selar a parceria. Ao final da reunião, o gerente Administrativo e Financeiro da FUNCERN, Francisco Pontes, convidou todos os presentes para um almoço em nome da Fundação.
FUNCERN atua como ponte entre as relações China e Brasil
A FUNCERN viabilizou a parceria entre as duas instituições através de tratativas junto à superintendente, Tânia Costa, durante cerca de seis meses. Segundo a coordenadora de Relações Comerciais e Institucionais, iniciativas como essa são de extrema importância para a instituição.
“Desde a execução de projetos em áreas estruturantes para o país até o fortalecimento da relação institucional entre a universidade de ZISU, na China, e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, nossa principal instituição apoiada. Acreditamos que, quando essas instituições crescem, a Fundação também acompanha, sempre com muita competência e clareza, atuando no gerenciamento de projetos e na captação de recursos — agora não apenas no Brasil, mas através dessas novas parcerias, na China, quiçá no mundo também,” finalizou.