Fundação conclui PTS no Residencial Irmã Dulce II em Parnamirim/RN

WhatsApp Image 2022-09-26 at 16.48.12.jpeg

No sábado, dia 24 de setembro, a equipe técnica social do Projeto Técnico Social – PTS Residencial Irmã Dulce II, executado por meio de uma parceria da Fundação de Apoio ao IFRN — FUNCERN com a Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN, promoveu Seminário de Avaliação e Encerramento do PTS no Residencial Irmã Dulce II.

O Residencial Irmã Dulce II, localizado na Av. Santa Ágata, 280 bairro Nova Esperança, Parnamirim – RN foi construído com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os Parnamirinenses, beneficiando principalmente àquelas famílias residentes ou que tenham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres, famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, famílias de trabalhadores de baixa renda e demais aspectos definidos pelo Conselho Municipal de Habitação.

O Projeto Técnico Social, tem como objetivo garantir condições para o exercício da participação cidadã e para a elevação da qualidade de vida das famílias beneficiarias; promovendo um conjunto de intervenções técnicas específicas que valorizem as potencialidades dos grupos atendidos; fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, viabilizando a implantação de bens e serviços adequando-os a necessidade e a realidade local e promovendo a gestão participativa que garanta a sustentabilidade do empreendimento condominial.

Durante seu período de execução, o projeto atendeu 256 famílias com atividades voltadas para Organização comunitária, Educação patrimonial e gestão condominial, Educação sanitária e ambiental e geração de trabalho e renda.

Neste período, foram ministradas palestras e oficinas sobre diversos temas, tais como: Higiene e Saúde, Viver Coletivo e participação Cidadã, Empreendedorismo, entre outros. Também foi oferecido cursos de qualificação profissional de Fabricação de salgados, Bolos e tortas decoradas, eletricista residencial, design de sobrancelhas, além de atividades na área ambiental como a implantação da coleta seletiva e plantio de mudas.

A responsável técnica da FUNCERN, Vanusia Rego, participou do Seminário de encerramento do PTS que contou ainda com a presença da equipe técnica do PTS, coordenada pela assistente social Érica Medeiros, moradores e síndico do Residencial Irmã Dulce II, além dos professores de capoeira e zumba que ministraram aulas no decorrer da execução do projeto.

A atividade teve início com a fala da Responsável Técnica da Funcern, Vanúsia Rego, que agradeceu a participação dos moradores nas atividades oferecidas pelo projeto, bem como a equipe que desempenhou um trabalho de excelência nesses seis meses de execução da etapa pós-ocupação das moradias.

Na oportunidade, Vanúsia Rego, ressaltou a importância do Projeto Técnico Social para uma comunidade, uma vez que possibilita uma melhor qualidade de vida das famílias beneficiarias; viabilizando, por meio de intervenções técnicas, a transformação da realidade e a melhoria efetiva nas condições de vida da população beneficiada.