Gestão da FUNCERN participa de reunião em conjunto com o CT Mineral para apresentar ações aos professores da DIAREN

WhatsApp Image 2022-10-18 at 11.43.15.jpeg

Na manhã desta terça-feira, 18 de outubro, membros da Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN), juntamente com a diretora do Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral/IFRN), Lígia Gonzaga, reuniram-se com professores da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN/IFRN) para apresentar a nova gestão da Fundação, assim como os projetos desenvolvidos pelas instituições e a oportunidade de auxílio na elaboração de novos programas em parceria com os docentes.

O superintendente da FUNCERN, Ednaldo de Paiva Pereira, deu início à reunião, realizada no auditório da DIAREN, destacando em sua fala a posição da Fundação para o desenvolvimento do Estado e a oportunidade de prospecção de novos projetos pela equipe da Diretoria de Recursos Naturais junto ao CT Mineral. 

Erivan Sales do Amaral, gerente de projetos (FUNCERN), apresentou a expertise da entidade no gerenciamento de projetos e destacou o bom momento da instituição, que tem crescido e ampliado a atuação. “A Fundação está em um período muito bom, nós estamos em fase de crescimento, com mais de 100 (cem) projetos em execução, trabalhando não mais em nível de estado, em nível nacional. Nós estamos com projetos na Bahia, no Mato Grosso; somos agora também a Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Acre”, declarou. Erivan também destacou a importância do CT Mineral, selecionado através da Chamada Pública nº 1/2022 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como Polo de Inovação em Tecnologias em Mineração do Brasil na área de Tecnologias em Mineração. O CT será o primeiro polo do Rio Grande do Norte e o primeiro na área de tecnologia em mineração do Brasil.

Para sanar possíveis dúvidas dos docentes sobre como receber apoio da Fundação na elaboração de projetos, Emerson Cortez (Coordenação de Relações Institucionais – FUNCERN) apresentou o fluxo de trabalho da Coordenação de Projetos, que ficará sob gestão de Laís Correia, e as possibilidades de captação de recursos.

Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN

Lígia Gonzaga, diretora do Centro de Tecnologia Mineral Prof. José Yvan Pereira Leite (CT Mineral), apresentou a estrutura do CT, os objetivos e as possibilidades do centro como unidade Embrapii. 

Com o credenciamento da Embrapii, que tem validade de três anos, o CT Mineral passa a ser uma Unidade Embrapii, vinculada administrativamente à Reitoria do Instituto. As Unidades Embrapii selecionadas ficam credenciadas para receber recursos financeiros e prospectar e executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parceria com empresas industriais da área.

O CT Mineral, localizado na cidade de Currais Novos, tem como finalidade fomentar a criação de processos e produtos inovadores que sejam geradores de valor à cadeia produtiva mineral. A unidade conta com carteira de serviços analíticos, metalúrgicos, físicos e geoquímicos, bem como um programa de cursos e capacitações de mão de obra para empresas da mineração e áreas afins, como petróleo e gás, cimento, cerâmica entre outras. O objetivo é proporcionar ganhos de produtividade à indústria mineral por meio de pesquisa e inovação, contribuindo com o seu desenvolvimento sustentável.