IFRN abre 840 vagas em cursos de qualificação profissional para jovens potiguares

Programa Jovem Potiguar - IFRN.png 20.02.25

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) abriram, na quarta-feira (19), as inscrições para 840 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do programa Jovem Potiguar. A iniciativa visa qualificar jovens de 16 a 35 anos em 13 municípios do estado.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de março, exclusivamente pelo portal do Jovem Potiguar. Para participar, os candidatos devem preencher um formulário eletrônico com informações pessoais, como nome completo, CPF, telefone e e-mail. Além disso, será necessário declarar a conclusão do ensino fundamental e, em alguns casos, atender a critérios específicos, como a apresentação de declaração de associação a sindicato ou cooperativa para o curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas.

As vagas serão distribuídas entre sete campi do IFRN e contemplam cursos em diversas áreas, como turismo, tecnologia, energia renovável, manutenção predial e programação. As aulas terão início em abril de 2025, com previsão de conclusão entre junho e agosto do mesmo ano. A lista com as pessoas pré-inscritas e o resultado do processo seletivo serão divulgados no portal do programa, no dia 24 de março.

Sobre o Programa Jovem Potiguar

O Programa Jovem Potiguar é uma parceria entre o IFRN, o Ministério do Trabalho e Emprego e a SEMJIDH, com o objetivo de oferecer qualificação profissional para jovens potiguares. Nesta segunda edição, a iniciativa busca ampliar o impacto da qualificação, promovendo inclusão social e oportunidades para a juventude do estado.

No primeiro ciclo, foram oferecidas 690 vagas em 10 campi do IFRN. Agora, o programa expande sua atuação para atender até 1.500 jovens, garantindo não apenas capacitação técnica, mas também estímulo à formação política e ao desenvolvimento de projetos de vida criativa.

[Matéria com informações do Núcleo de Jornalismo do IFRN]