IFRN divulga exame de seleção com mais de 3 mil vagas para alunos

Exame_de_Selecao_Destaque.2e16d0ba.jpg

Edital contempla 21 campi e oferece oportunidades em diferentes áreas de formação profissional e tecnológica

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte lançou o Edital nº 48/2025 para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, com ingresso em 2026. São oferecidas ao todo 3.708 vagas distribuídas em 21 campi da instituição espalhados pelo estado.

O quadro de vagas contempla cursos em áreas como Informática, Eletrotécnica, Química, Edificações, Agropecuária, Alimentos, Mineração, entre outras.

Inscrições

As inscrições serão abertas a partir das 14h do dia 5 de setembro e estarão disponíveis até 6 de outubro, na página da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) através do endereço: https://funcern.br/concursos/ifrn-integrado-2026/.

No formulário de inscrição, será necessário informar o número do documento oficial de identificação e o CPF do candidato. Alunos do ProITEC 2025 devem inscrever-se obrigatoriamente neste processo seletivo para escolher o Curso Técnico de Nível Médio que desejam concorrer para ingresso no IFRN.

A taxa de inscrição poderá ser paga via Pix ou boleto bancário, no valor de R$ 50, com possibilidade de isenção.

Isenção da taxa de inscrição

A solicitação de isenção da taxa de inscrição poderá ser feita no período de 5 a 18 de setembro. Terão direito ao benefício estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pertencentes a famílias de renda per capita de até meio salário mínimo nacional.

O resultado preliminar e o resultado final dos pedidos de isenção serão divulgados na Área do Candidato, no portal da FUNCERN, nos dias 22 e 26 de setembro respectivamente.

Caso o candidato não seja contemplado, a sua inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, disponível até o dia 7 de outubro.

Prova

O Processo Seletivo será composto por duas provas objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, com 20 questões cada, e uma prova de produção textual escrita, com uma questão discursiva. Cada avaliação terá pontuação variando de 0 a 100 pontos.

A aplicação das provas está prevista para o dia 26 de outubro, no horário das 13h às 17h, nas cidades onde os candidatos, se aprovados, serão matriculados e frequentarão os cursos. Os locais serão informados no cartão de inscrição que será disponibilizado no dia 20 de outubro, através da Área do Candidato.

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado logo após a aplicação e o gabarito final no dia 6 de novembro. Já o resultado preliminar da prova discursiva será publicado no dia 9 de dezembro.

Sistema de cotas

Metade das vagas ofertadas será destinada a candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas brasileiras. Dentre estas, metade será reservada aos estudantes com renda familiar bruta per capita inferior ou igual a um salário mínimo.

Serão reservadas 60,43% das vagas, por curso e turno, aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; 0,68% aos autodeclarados quilombolas; e 9,97% aos autodeclarados com deficiência. O quadro de vagas por campus, curso e turno está disponibilizado no Anexo I do edital.

Para concorrer, o candidato que estiver de acordo com os critérios apresentados deve informar os dados no momento da inscrição na etapa Formulário para Concorrência às Reservas de Vagas (Cotas), respondendo uma série de perguntas. Os documentos necessários para comprovação das informações referentes a autodeclaração estão sinalizados no edital.

Heteroidentificação para pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas

A autodeclaração dos candidatos como negros (pretos ou pardos), indígenas ou quilombolas será confirmada mediante procedimento de heteroidentificação realizado por comissão especializada.

Os candidatos que se enquadram nesses perfis serão convocados no dia 26 de novembro para a realização do procedimento, que acontecerá entre os dias 27 de novembro e 8 de dezembro.

Aferição presencial para pessoas com deficiência

A autodeclaração de pessoa com deficiência, indicada no ato de inscrição, somente será confirmada mediante procedimento de aferição para verificar e avaliar se a deficiência que possui realmente a habilita a concorrer a vaga.

A convocação será realizada no dia 26 de novembro em local e horário definidos pela FUNCERN. Os candidatos devem comparecer munidos de laudos médicos e exames complementares, conforme o edital.

Resultado final

O resultado final será divulgado no dia 22 de dezembro, através da página do processo seletivo.

Atendimento ao candidato

Candidatos que tiverem dúvidas sobre o exame de seleção podem entrar em contato com a FUNCERN por meio do e-mail: inscricoesifrn@funcern.br ou por mensagem de texto através do WhatsApp (84) 99172-8830, disponível de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.