Parceria com Instituto Benjamin Constant promove 1º Colóquio de Cartografia Tátil do país

LAIS IBC 13.12.24.jpeg

O Instituto Benjamin Constant (IBC) promoveu, no período de 4 a 6 de dezembro, o 1º Colóquio de Cartografia Tátil (CARTOTÁTIL), primeiro evento dessa natureza no país, ressaltando a contribuição centenária do IBC e o avanço dos estudos relacionados a esse campo de atuação. O Colóquio faz parte da agenda de ações em comemoração aos 170 anos do Instituto em 2024 e teve como tema central “Orientação, Mobilidade e Conhecimento Espacial”, reunindo aproximadamente 130 profissionais e pesquisadores das áreas de cartografia, geografia e acessibilidade.

A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor-geral do IBC, professor Mauro da Conceição, e das professoras Luciana Arruda e Rosemy da Silva Nascimento, do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além das representantes da FUNCERN, Laís Correia, coordenadora de relações comerciais e institucionais, e Karina Valentim, analista de projetos. Ambas representaram a Fundação durante as atividades, reforçando o compromisso da instituição com a promoção de ações para a inclusão e o desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas e tecnológicas voltadas à educação de pessoas com deficiência visual.

Organizado pelo IBC em parceria com o Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento contou com o apoio científico de diversas universidades de destaque, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade de São Paulo (USP), além da gestão administrativa e financeira da FUNCERN para a sua realização.

A presença da Fundação no colóquio reflete seu contínuo apoio a iniciativas de impacto social e educacional, alinhando-se aos seus objetivos de promover a inclusão, o acesso à informação e o desenvolvimento de soluções inovadoras no campo da educação especial. “Prestigiar a realização dos eventos promovidos pelas entidades apoiadas, como este Colóquio, é um diferencial do nosso atendimento. Podemos comprovar a confiança no nosso trabalho da FUNCERN para execução de projetos e gestão de recursos em prol do desenvolvimento social, inclusivo e sustentável em todas as suas dimensões. Tanto como trabalhadora da Instituição, quanto como geógrafa de formação, fiquei extremamente impactada pela sua relevância e por, através do trabalho técnico da Fundação, ter contribuído com a realização dele", afirmou Laís Correia, coordenadora de relações comerciais e institucionais.

Conforme a programação, a próxima edição ocorrerá em 2026 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para saber mais, acesse a página do evento.