PAX define composição do Conselho Técnico Científico

WhatsApp Image 2022-11-04 at 11.53.58.jpeg

Na manhã desta quinta-feira, 03 de novembro, o superintendente da FUNCERN e membro do Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX|RN), Ednaldo de Paiva Pereira, acompanhou a realização da primeira reunião extraordinária do PAX. O encontro, no auditório do Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, instituiu a composição do Conselho Técnico Científico que conta com a presença dos professores Jacques Cousteau da Silva Borges (Membro Titular) e José Adriano da Costa (Membro Suplente), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O CTC é constituído por um Presidente e mais 10 (dez) membros titulares, e respectivos suplentes, todos de notória competência técnica e científica e ilibada reputação, sendo 2 (dois) indicados pela UFRN, 1 (um) indicado pela UERN, 1 (um) indicado pelo IFRN, 1 (um) indicado pelo ISD, 1 (um) indicado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, 1 (um) indicado pela FAPERN, 1 (um) pelos Municípios associados e 2 (dois) pelo segmento empresarial, como consta no Estatuto do PAX | RN. O objetivo do Conselho Técnico Científico é assessorar e emitir pareceres para o Conselho de Administração e para a Diretoria Executiva sobre a política científica, tecnológica e de inovação do planejamento estratégico, e atuar na seleção dos potenciais empreendedores ou empresas que devem ingressar em áreas como energias renováveis, mineração, fruticultura, aquicultura, setor têxtil, turismo e serviços.

A governadora Fátima Bezerra fez questão de estar presente na solenidade e destacou a importância do Centro Tecnológico: “É um passo muito importante para o que defendemos, um mundo civilizado, que se faz com sustentabilidade e inclusão social. E, portanto, exige avançar em inovação, tecnologia e educação. Quero compartilhar minha imensa alegria por ver essa criança nascer e ela tem um belo futuro pela frente. É muito gratificante ver que a nossa luta coletiva valeu a pena. Há 4 anos, a dificuldade era imensa. O parque não existia. Mas a determinação do nosso governo nos trouxe até aqui”. Além da governadora do Estado, estavam presentes os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e da Infraestrutura, Gustavo Coelho.

A presidente do Conselho Administrativo, professora Ângela Paiva, apontou que a reunião também inicia a prestação de contas de todo o apoio que o governo do RN está dando ao empreendimento e ainda o compromisso com o desenvolvimento econômico e social do projeto.

O evento contou ainda com o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas e representantes da UFRN, UERN, Sebrae/RN, Fecomercio, Fiern, e Fapern.

PAX|RN

O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo foi idealizado para impulsionar o sistema de tecnologia e inovação no Rio Grande do Norte. Inicialmente, será estruturado em três áreas de vocação econômica e tecnológica próprias do estado: energia (renováveis, petróleo e gás); saúde e Indústria 4.0.

A iniciativa conta com recursos estaduais que totalizam R$ 12,3 milhões e estão sendo viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), junto ao empréstimo estatal com o Banco Mundial. As obras estão sendo fiscalizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN) e deverão estar prontas até o fim deste ano.