Gestão da FUNCERN acompanha a realização do Processo de Ingresso 2026.1 do IFPE
No último domingo (7), as provas do Processo de Ingresso 2026.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foram aplicadas, com realização da FUNCERN para um total de 17.120 inscritos. A aplicação do certame foi acompanhada de perto pela alta gestão de ambas as instituições.
A lisura e a fluidez do processo foram garantidas com a fiscalização in loco em 46 locais de prova espalhados pelo estado. O Reitor do IFPE, Professor José Carlos de Sá Júnior, e a Gerente de Projetos da FUNCERN, Maria Isabel Dantas, lideraram a equipe de monitoramento, que acompanhou desde a abertura dos portões até o início da aplicação.
O Professor José Carlos de Sá Júnior parabenizou a organização. "É gratificante ver a serenidade com que nosso processo de ingresso foi realizado. Isso demonstra a capacidade técnica da FUNCERN e o compromisso de todos os envolvidos, desde a nossa equipe de gestão até os fiscais em sala. É o primeiro passo para a chegada dos nossos futuros estudantes," declarou o Reitor.
Maria Isabel Dantas, da FUNCERN, destacou o empenho da Fundação na coordenação. "Toda a nossa equipe trabalhou incansavelmente para que os 46 locais de prova em Pernambuco oferecessem a melhor estrutura. A tranquilidade no domingo é o reflexo de um planejamento detalhado e de uma parceria sólida com o IFPE, visando a melhor experiência para os candidatos," afirmou Dantas.
Apesar do clima de serenidade, o índice de abstenção registrado foi de aproximadamente 26,98%. Os candidatos concorreram a vagas em cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e em cursos de Graduação. Para os cursos superiores, a avaliação incluiu 50 questões objetivas e uma redação, que abordou um tema contemporâneo de grande relevância: “O uso da inteligência artificial, em ambientes educacionais, irá eliminar a necessidade da profissão de professor?”.
O gabarito preliminar das provas foi divulgado no mesmo dia, e o cronograma do processo seletivo segue em andamento. Os candidatos podem consultar as próximas etapas e interpor recursos na Área do Candidato, no site da FUNCERN, responsável pelas fases de execução e classificação.