Programa “Dignidade tem Nome” abre inscrições para seleção de bolsista

Edital bolsista Programa Dignidade tem nome.jpg

A Coordenadoria de Diversidade Sexual e de Gênero (CODIS), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEMJIDH), torna pública a abertura de inscrições para a seleção de acadêmicos dos cursos de graduação das universidades e institutos públicos do Rio Grande do Norte, por meio do programa “Dignidade tem Nome”, respaldado pela Proposta de Emenda Parlamentar 0961/2023.

O período de inscrição para os candidatos será de 17 a 19 de fevereiro de 2025, das 09h às 12h e das 14h às 16h, na sede da CODIS, localizada no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, em Natal. Os interessados devem apresentar a seguinte documentação obrigatória: declaração de vínculo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e/ou Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), comprovando matrícula a partir do terceiro período, autodeclaração de identidade LGBTQIAPN+ (modelo de declaração disponível no edital), horários disponíveis para as atividades e um currículo detalhado, incluindo experiências com a população LGBTQIAPN+ (relatos e fotos podem ser anexados). Além disso, os candidatos devem informar o e-mail e telefone para contato.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira etapa consiste em uma entrevista individual com os cinco primeiros candidatos classificados, marcada para o dia 26 de fevereiro de 2025, conforme agendamento prévio realizado pela CODIS. Durante a entrevista, serão avaliadas as competências, habilidades e experiências dos candidatos relacionadas ao tema do programa. A segunda etapa será a análise do currículo e da declaração de vínculo com as universidades ou institutos públicos do estado.

O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro de 2025, no site da Comperve, assim como no site da SEMJIDH, conforme CRONOGRAMA.

Esta é uma importante oportunidade para os estudantes que desejam contribuir ativamente para o fortalecimento da luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+, promovendo a inclusão, respeito e visibilidade de suas identidades.