Programa Mossoró Rural será realizado em parceria com a FUNCERN

WhatsApp Image 2021-07-27 at 16.05.17.jpeg

Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura de Mossoró, por meio de sua secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), lançou o Programa Mossoró Rural, que será desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).

O evento contou com a participação de Alisson Bezerra, prefeito de Mossoró; Faviano Moreira, secretário da SEADRU; Laurence Amorim, presidente da Câmara Municipal de Mossoró; Franco Marinho, representante do Sebrae Mossoró; Roberto Vieira Pordeus, vice-reitor da UFERSA; Hugo Manso, assessor especial da FUNCERN e representante do Reitor do IFRN, Arnóbio de Araújo Filho; Erivan Sales, Gerente de Projetos da Fundação de Apoio ao IFRN; Francisco Elpidio da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró e Edvaldo Almeida, representante dos agricultores beneficiados.

O prefeito Allyson Bezerra destacou os benefícios do programa. “Nós temos um povo trabalhador, aguerrido e nós temos toda a condição de viabilidade relacionada a qualidade do nosso solo, a qualidade do nosso agro, do nosso ambiente. Estava faltando a assistência técnica para o agricultor poder ampliar a sua produção, ampliar o seu serviço, ir para novas culturas”, ressaltou o prefeito.

Foto: Célio Duarte / SECOM PMM

Faviano Moreira, falou sobre a importância do projeto e da parceria. “O Mossoró Rural é um programa amplo, onde nós vamos atender as mais diversas cadeias produtivas da agropecuária, do cooperativismo e de agroindústrias. E o trabalho junto a FUNCERN é essencial. Tão logo nos entramos em contato com a entidade, recebemos a resposta positiva em prontidão e fechamos essa parceria também com o Sebrae. A fundação tem uma expertise muito grande e vai ajudar bastante a secretaria nessas atividades”, afirmou o responsável pela pasta da Agricultura em Mossoró.

Segundo o professor Hugo Manso, o Sebrae RN vem desenvolvendo parcerias com Prefeituras do Oeste Potiguar, visando o fortalecimento da Agricultura Familiar. Na Serra do Mel já está em fase de implementação e em breve será lançado em Apodi. “Com o lançamento do Mossoró Rural, teremos a presença do IFRN de forma significativa nessa área, através de sua fundação, potencializando em muito a nossa presença na região”, destacou Hugo Manso, assessor especial da fundação.

O projeto será executado em 12 meses, com a possibilidade de renovação por mais um ano e orçamento na ordem de R$ 1.109.240,00 de reais, beneficiando um total de 137 comunidades rurais e aproximadamente 1.100 produtores rurais do município. Do respectivo valor, 69% será direcionado ao Sebrae, 17% para a Prefeitura de Mossoró e 14%, diretamente aos produtores rurais. Em termos práticos, trata-se de um acordo de cooperação técnica e financeira envolvendo toda cadeia produtiva rural, com ênfase na apicultura, pecuária leiteira, caprinocultura, ovinocultura e suinocultura, além da fruticultura, de técnicas de forragem e do plantio de hortaliças.