Projeto da FUNCERN na área de destinação do lixo promove novas ações em Tibau do Sul-RN

wagna 01 - cópia.jpeg

No período de 23 a 25 de junho de 2022, os pesquisadores da Fundação de Apoio ao IFRN, FUNCERN, Wagna Dantas e João Paulo, estiveram em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, realizando pesquisa de campo para levantamento dos catadores de materiais recicláveis que desenvolvem atividades nas ruas do município.

A ação é fruto de uma projeto executado pela FUNCERN há cerca um ano, junto ao município de Tibau do Sul, através de um Termo de Cooperação Técnica Especializada, destinado ao Plano de Recuperação de Área Degradada - PRAD, do Lixão de Cabeceiras, com o objetivo de construir um galpão de reciclagem e a implantação de coleta seletiva, bem como, prorpor o projeto básico para a licitação da empresa que executará a limpeza pública no município. Segundo Wagna Dantas, consultora técnica da FUNCERN e coordenadora do projeto, a partir desse trabalho o município passa a atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305/2010, que orienta para a gestão compartilhada, com proteção do meio ambiente e inserção social dos catadores.

A concentração de catadores da região ocorre principalmente nas ruas de Pipa, em virtude de uma maior geração de material com potencial reciclável (papel/papelão, metal, alumínio, vidro e plástico), em decorrência da grande circulação de pessoas, principalmente de turistas. Outra área pesquisada foi o Distrito de Bela Vista onde reside o catador mais conhecido de Pipa, Senhor Gomes, que trabalha há 7 anos na região.

"Consultamos também outros catadores e revendedores de material. Por último, realizamos entrevistas com catadores da Praia e Quilombo de Sibaúma, acompanhado do líder comunitário Laelson, por se tratar de uma área de remanescentes de quilombolas. Nesse espaço eles trabalham principalmente com metal/alumínio (latinhas), plástico e vidro", afirmou Wagna Dantas.