Projeto do INCRA com IFRN e FUNCERN libera obras da Central de Distribuição de Produtos

WhatsApp Image 2022-06-17 at 10.27.17.jpeg

Na sexta-feira, dia 17 de junho, foi realizada na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, em Natal-RN, a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço do início das obras da Central de Distribuição e Comercialização de produtos provenientes de assentamentos rurais, do projeto Produtos da Reforma Agrária para o Turismo, PRA TU, no Rio Grande do Norte, realizado por meio de uma parceria do INCRA com o IFRN Campus Natal-Central e a FUNCERN.

O encontrou contou com a presença do presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, do superintendente regional do Incra-RN, Marcelo Gurgel e dos respectivos representantes do IFRN: Professor José Arnóbio de Araújo Filho, Reitor; Lúcia Lúcio, Coordenadora Geral do Projeto; Melquíades Pereira, Coordenador de Gestão; e, Glauber Costa, Técnico Administrativo do IFRN Campus Natal-Central.

A reforma do prédio do Incra, situado na Rua Chile, no bairro da Ribeira, representa a primeira etapa do PRATU e vai beneficiar mais de 22 mil famílias, de 287 assentamentos federais na cadeia turística, com a vendida de produtos como queijos, mel, castanha de caju, verduras, frutas, hortaliças, peças de artesanatos, dentre outros produtos.

A central vai contar com dois pisos, com andar térreo para mercado e distribuição, e a parte superior com serviço de gastronomia, por meio de um restaurante, com base na culinária potiguar. O prédio também terá local para a realização de cursos, palestras, seminários e treinamentos de formação e capacitação dos beneficiários da reforma agrária.

Segundo Lúcia Lúcio, professora do IFRN Campus Natal-Central e Coordenadora do Projeto, a construção da central representa a primeira etapa do projeto, que terá ainda o desenho de toda a cadeia logística da área, bem como, a capacitação e formação dos produtores rurais para continuar se certificando com o selo do projeto.