Projeto PARTIU IF: um marco na educação do Brasil

Partiu_IF_divulgados_editais_para_contratacao_.width-800.png

Nesta sexta-feira (14) o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou editais para a contratação de professores visando atuar no Programa Partiu IF, destinadas às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com vagas distribuídas entre os campi do Instituto. O PARTIU IF chega para transformar a educação em todo o país em todas as regiões, com o IFRN coordenando todo a atuação no Nordeste que beneficiará diretamente alunos de todos os estados da região a partir de investimento total de R$ 38.812.720,00.

O Programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), financiado por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme proposta comercial da FUNCERN e visa promover a equidade educacional dos estudantes do 9º ano da rede pública, auxiliando no acesso e permanência no ensino técnico integrado ao Ensino Médio.

Para o coordenador do Programa no IFRN, Andreilson Oliveira, o Partiu IF representa um avanço no fortalecimento da inclusão educacional e no desempenho acadêmico dos estudantes da rede pública: “a contratação desses professores será essencial para garantir a qualidade das atividades pedagógicas desenvolvidas no Programa", disse.

O Programa

O projeto será desenvolvido em parceria com 11 Instituições Federais de Ensino (IF Baiano, IFAL, IFBA, IFCE, IFMA, IFPB, IFPE, IFPI, IFSE, IFSP e IFRN) e contará com a participação de 8.720 alunos, atendendo 218 campi e oferecendo 218 cursos. O objetivo central é a recuperação da aprendizagem dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental matriculados em escolas públicas, com foco naqueles em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa visa oferecer aulas e atividades externas que reforcem habilidades e competências essenciais para os alunos, com o intuito de ampliar suas chances de acesso e permanência no ensino médio das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A recuperação da aprendizagem dos alunos do 9º ano, estudantes com dificuldades educacionais, é uma prioridade do projeto, que busca garantir um ensino de qualidade, igualitário e inclusivo.

O PARTIU IF reúne a força de 11 instituições parceiras que farão a diferença no desenvolvimento educacional da região. Com o apoio de instituições como o IF Baiano, IFAL, IFBA, IFCE, IFMA, IFPB, IFPE, IFPI, IFSE, IFSP e IFRN, o projeto será implementado em 218 campi e alcançará milhares de estudantes em diversas cidades, proporcionando cursos e atividades educacionais com foco na recuperação da aprendizagem.

A parceria entre a FUNCERN e essas instituições visa fortalecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ampliando a inclusão educacional e preparando os alunos para os desafios do ensino médio.

A proposta não se limita a ser apenas um projeto educacional. Ele é uma verdadeira estratégia de inclusão social, promovendo a equidade no acesso à educação de qualidade, especialmente para alunos que, devido à vulnerabilidade social, encontram-se em desvantagem no processo de aprendizagem. A recuperação de aprendizagens será uma ferramenta essencial para garantir que esses alunos possam continuar seus estudos com mais segurança, confiança e igualdade de oportunidades.

Com a execução do projeto, espera-se não apenas a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, mas também a construção de um futuro mais justo e igualitário para milhares de jovens do Nordeste, ampliando suas chances de sucesso no ensino médio e, posteriormente, no mercado de trabalho.

A assinatura do contrato é significativa para a educação no Nordeste, representando um investimento essencial na formação e no futuro de milhares de estudantes. A FUNCERN, ao lado das instituições parceiras, reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, inclusiva e transformadora. O projeto não só recupera aprendizagens, mas também amplia as possibilidades de acesso e permanência dos alunos no ensino médio, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades para todos.

Cronograma

Conforme a página do processo seletivo, cada Campus do IFRN será responsável por conduzir a seleção, incluindo a definição do número de vagas e demais critérios de contratação. As inscrições iniciam no dia 17 de fevereiro e vão até 22 do mesmo mês. Outras datas do processo seletivo podem ser vistas abaixo:

INSCRIÇÕES (Clique Aqui!)