Superintendente da FUNCERN participa do lançamento da Rádio IFRN 95,3 FM

6f2f1bf7-6ba7-4bbb-8678-be20a056fbf5

Nova rádio educativa levará conhecimento, cultura e informação pública a mais de 1,4 milhão de potiguares

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) participou, na última sexta-feira (12), da cerimônia que marcou o início das transmissões da Rádio IFRN FM 95,3, nova emissora educativa vinculada ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento reuniu representantes do IFRN, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio (RNCP), além de autoridades e parceiros que atuam no fortalecimento da educação e da comunicação pública no estado.

Representando a Fundação, estiveram presentes a superintendente Tânia Costa; a coordenadora de Gestão de Projetos, Gracy Nascimento; o coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing, Bruno Gomes; a coordenadora de Relações Comerciais e Institucionais, Laís Correia; o assessor de Relações Institucionais, Teotônio Roque; e o técnico em Produção Audiovisual, Thales Roque.

A entrada da Rádio IFRN FM no cenário da comunicação potiguar representa a criação de um novo espaço para a circulação do conhecimento, a valorização das expressões culturais locais e a difusão de conteúdos voltados à formação cidadã. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o IFRN e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), iniciada em dezembro de 2023.

Durante a solenidade, o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, destacou o papel da FUNCERN como um importante apoio institucional para a concretização de projetos estratégicos da instituição.

"Essa rádio é um sonho que hoje se transforma em realidade. Ela será um marco para a cidade, assim como a TV Universitária e a Rádio Universitária têm desenvolvido um papel fundamental ao longo desses anos."

O reitor também ressaltou a importância da nova emissora para a democratização da cultura potiguar e para a valorização dos artistas e produtores culturais do estado. "Que ela — a rádio — possa se multiplicar no Brasil como um todo, para que os institutos e as universidades possam levar cultura e ter a oportunidade de escutarmos o que é produzido no Estado do Rio Grande do Norte. Quantos poetas e cantores de qualidade nós temos e não são tocados, nem são ouvidos nas rádios locais? Então a gente precisa democratizar a cultura potiguar, que é tão rica, e às vezes a gente acredita que ela não existe", afirmou o reitor do IFRN.

Aliança: comunicação pública de qualidade associada a instituições de ensino no RN

Além do lançamento oficial da Rádio IFRN FM, a cerimônia contou com a assinatura do acordo de cooperação entre o IFRN, outros 15 institutos federais e a EBC para a implantação de 49 novas emissoras FM educativas em diferentes regiões do país, fortalecendo a Rede Nacional de Comunicação Pública.

Para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, as novas emissoras representam uma oportunidade de ampliar o acesso à informação pública de qualidade e divulgar iniciativas relevantes produzidas pelas instituições de ensino.

"Cabe às instituições públicas associadas aos processos educacionais informar o que está acontecendo de diferente no serviço público e aquilo que é referência para o Brasil. As rádios poderão realizar esse trabalho por meio de uma programação local e nacional, sempre levando informação de qualidade."

Para a implantação da Rádio IFRN FM foram investidos R$ 1,275 milhão pelo Ministério da Educação, por meio da Setec, contando ainda com apoio técnico da EBC e estudos de engenharia e articulação junto ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo Luciana Moreno, gerente da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádios, a parceria entre a EBC e o IFRN fortalece a integração entre educação e comunicação pública e representa um importante avanço para a expansão da rede no país.

Ela destacou que a RNCP funciona como uma ponte entre os diversos sotaques e culturas brasileiras, permitindo que conteúdos produzidos nas instituições públicas alcancem diferentes regiões com pluralidade e qualidade, ampliando a visibilidade do conhecimento científico, educacional e cultural produzido pelo IFRN.

Para a FUNCERN, iniciativas como essa fortalecem os mecanismos de aproximação entre a produção de conhecimento das instituições públicas e a sociedade, contribuindo para uma comunicação mais democrática, acessível e comprometida com o desenvolvimento social e cultural do Rio Grande do Norte.